
Amigos do basquetebol
Este texto mostrará situações específicas de jogo que podem causar stress no basquetebol. Ele foi complicado do artigo:
O jogo como fonte de stress no basquetebol infanto-juvenil - publicado na Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.1, n.2, p. 36-44, 2001.
Autores: Dante De Rose Junior e Paula Korsakas
O basquetebol pode ser considerado um esporte complexo, que envolve um processo dinâmico e contínuo de situações específicas. Para atingir um nível de execução considerado adequado os atletas devem estar preparados fisicamente, tecnicamente e taticamente. Esses fatores, aliados aos aspectos psicológicos envolvidos na prática de qualquer esporte competitivo, são decisivos na determinação do desempenho dos atletas e, até mesmo, na definição dos resultados dos jogos.
Entre os aspectos psicológicos que fazem parte de qualquer contexto competitivo, o stress pode ser considerado um dos fatores preponderantes na determinação do desempenho, não se desprezando a influência da ansiedade, da motivação, da agressividade, da concentração, da atenção e da coesão de grupo, entre outros.
Pode-se imaginar que atletas experientes, com grande número de participações em eventos internacionais, tenham melhores condições de lidar com as situações causadoras de stress próprias de uma competição e possam manter seus níveis de ansiedade dentro de padrões aceitáveis. No entanto, a pressão dessas competições pode provocar rupturas nesses comportamentos, pelas consequências que o fracasso nessas situações pode gerar. Imagina-se também que atletas em início de carreira, apesar de participar de eventos menos tensos e com consequências não tão importantes, tenham dificuldades em lidar com as situações do contexto competitivo ou externas a ele e que levem a um desempenho inadequado, exatamente pela falta de experiência.
No estudo que se segue procurou-se identificar as situações próprias de jogo que podem causar stress elevado em atletas de basquetebol de categorias de base (cadetes, infanto-juvenis e juvenis), classificar essas situações de acordo com a incidência de respostas dadas pelos atletas ao instrumento utilizado para a finalidade e comparar essa classificação em função do gênero.
Participaram do estudo 136 jogadores de basquetebol (75 rapazes e 61 moças) com idade variando entre 15 e 19 anos, todos atletas de clubes filiados à Federação Paulista de Basketball, disputando regularmente campeonatos organizados pela entidade. A média de idade do grupo foi igual a 17 anos e 6 meses. Os atletas responderam ao Formulário para Identificação de Situações de Stress no Basquetebol (numa escala de 0 a 5). Os principais resultados são mostrados nas tabelas abaixo:
Tabela 1: 10 situações que mais provocam stress em jogo, de acordo com a opinião dos jogadores (valores percentuais relacionados ao número de respostas)
Clas. Situação Valor %
1 34- Cometer erros que provocam a derrota da equipe 77.3
2 25- Perder jogo praticamente ganho 68.9
3 31- Repetir os mesmos erros 68.0
4 50- Arbitragem que te prejudica 64.0
5 24- Perder para equipe tecnicamente inferior 62.7
6 33- Cometer erros em momentos decisivos 61.3
7 68- Técnico que privilegia determinado jogador 60.0
8 60- Companheiro egoísta 58.7
9 30- Jogar abaixo de seu padrão normal 56.0
10 69-Técnico que só critica 54.7
10 70- Técnico que não reconhece o esforço do jogador 54.7
Tabela 2: 10 situações que mais provocam stress em jogo, de acordo com a opinião das jogadoras (valores percentuais relacionados ao número de respostas)
Clas. Situação Valor %
1 31- Repetir os mesmos erros 88.1
2 60- Companheiro egoísta 80.3
3 25- Perder jogo praticamente ganho 77.1
4 34- Cometer erros que provocam a derrota da equipe 77.0
5 63- Companheira que cobra ou reclama muito 73.8
6 30- Jogar abaixo de seu padrão normal 77.1
7 37-Ser excluída do jogo 70.5
8 24- Perder para equipe tecnicamente inferior 70.1
9 68- Técnico que privilegia determinado jogador 65.6
10 70- Técnico que não reconhece o esforço do jogador 64.0
Como era de se esperar, as ocorrências de jogo são muito marcantes, pois têm uma influência direta no resultado e na avaliação a qual os atletas são submetidos. Ou seja, o que acontece em jogo é muito mais evidente do que aquilo que acontece em treinamento ou em qualquer outra situação na qual o atleta não esteja exposto diretamente.
Além disto verificou-se que a incidência das respostas nos níveis mais elevados de stress foi significativamente maior nas meninas.
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